Olá de novo! Nesta edição, viemos te falar um pouco sobre um conceito simples, porém cheio de nuances: a origem do café. Mais do que o endereço de onde ele vem, a origem revela o que chamamos de terroir.
O terroir é composto por muitos fatores como: tipo de clima, solo, altitude, latitude, microrganismos e práticas agrícolas da região. Todas essas variáveis, quando combinadas, se traduzem em características únicas do café produzido ali. É justamente por isso que essa informação é crucial no rótulo do seu café.
Através do sistema de Indicação Geográfica (IG), busca-se valorizar produtos tradicionais de determinado território, englobando aspectos como a delimitação da área de produção, os tipos de produtos e o método de produção. Neste sistema, há dois instrumentos de reconhecimento: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO).
Segundo a BSCA (Brazil Specialty Coffee Association), o café é o produto brasileiro com o maior número de IGs! De forma resumida:
- A IP (Indicação de Procedência) reconhece a qualidade de um produto feito em uma determinada região.
- Já a DO (Denominação de Origem) reconhece que as características, naturais e humanas, daquela área moldam a qualidade do produto de forma única.
A Chapada Diamantina e seus cafés incomparáveis
A mais nova Denominação de Origem brasileira, Chapada Diamantina/BA, oferece cafés com características sensoriais muito marcantes, como:
- Acidez cítrica brilhante
- Corpo denso e aveludado
- Dulçor com notas que remetem a rapadura/melaço
- Um toque exótico de minerais
- Finalização longa e persistente.
Dentro da Chapada Diamantina, um destaque especial é a cidade de Piatã, uma das mais altas e frias do Nordeste. Seus pequenos produtores focados na produção de cafés de alta qualidade consolidaram a região como uma potência emergente no cenário dos cafés especiais brasileiros.
Leve essa experiência para a sua xícara
Que tal experimentar toda a complexidade da origem Piatã com o nosso Kit Origens Piatã? São dois cafés excepcionais de uma mesma região, mas com processamentos diferentes para que você explore toda a diversidade de sabores que um único terroir pode oferecer.
Não perca essa oportunidade de sentir a origem e o terroir na prática! 😉